As melhores cervejarias em Monte Verde
top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

As melhores cervejarias em Monte Verde

Monte Verde é um charme. A cidade que fica na Serra da Mantiqueira apresenta uma série de atrativos turísticos, mas também toda a infraestrutura para receber bem os visitantes.


Entre as atrações estão as cervejarias, que não ficam para trás diante de outras do estado e do país, inclusive algumas delas estão no mapa das melhores da América Latina.


As cervejarias de Monte Verde são conhecidas nacionalmente e são uma ótima opção para o clima frio em meio aos bosques de araucárias que criam um ambiente propício para diversão entre amigos.


Mas porque as cervejarias se concentram na região? A resposta está no clima propício e na água, considerada ideal tanto pela qualidade, quanto pelo volume disponível para a elaboração de uma cerveja encorpada e saborosa. Essa água é encontrada a 30 metros sob o solo e possui as características ideais para produzir uma bebida única.


Conheça as melhores cervejarias em Monte Verde e agende um tour por cada uma delas. Boa leitura!


Cervejaria Fritz

Com quase 3 décadas de história, a cervejaria artesanal Fritz é uma das mais antigas em atividade em Monte Verde. Em meio a rica natureza de mata atlântica e de araucárias, o mestre cervejeiro Jörg Franz Schawbe monitora todos os passos para a elaboração de uma bebida diferenciada, encontrada apenas na Serra da Mantiqueira.


O alemão encontrou o ambiente perfeito para elaborar o autêntico Chopp artesanal alemão. Inicialmente essa paixão era dividida apenas com familiares e amigos, no entanto, a qualidade da bebida que produzia não poderia ser escondida do mundo.


A cervejaria conta com uma unidade fabril, restaurante e mais 15 bares temáticos espalhados por toda a cidade. Basicamente, em cada rua mais movimentada tem uma unidade da Fritz e nem por isso o público se cansa.


São produzidas 6 cervejas na fábrica e distribuídas não só para os bares temáticos, mas também para os outros 20 restaurantes da marca no país.


A cozinha também é impecável, com um cardápio bastante variado, que contempla principalmente pratos da culinária alemã, mas com um toque bem brasileiro. Linguiças e salsichas alemãs, petiscos, carnes, aves, entre outros. Tudo delicioso e preparado para acompanhar as cervejas e chopes da casa.


O próprio cardápio já oferece algumas recomendações das bebidas que harmonizam com os pratos oferecidos. Mas não se prenda a isso, os garçons são ótimos e estão preparados para sugerir harmonizações e explicar como elas funcionam.


Quem quiser, ainda pode fazer um tour pela fábrica em uma das visitas guiadas. Trata-se de uma experiência sensorial completa, em que o visitante pode acompanhar o processo de fabricação das cervejas, conhecer as etapas e utensílios da produção e os ingredientes.


O Fritz Tour é uma verdadeira imersão ao universo das cervejarias artesanais e um programa indispensável para quem visita Monte Verde. O roteiro dura aproximadamente 40 minutos e é guiado pelo próprio braumeister Jörg Franz Schwabe. Ao final do passeio, o visitante ainda ganha de lembrança uma cerveja para degustação, do tipo Natur ou Dunkel.


A cervejaria é aberta ao público de quarta a domingo. O horário de atendimento começa às 19 horas de quarta a sexta e nos fins de semana o expediente começa às 13 horas. O tour requer reserva, que deve ser feita no restaurante ao lado da fábrica.


Endereço: a unidade fabril fica na Rua Rolinha, 10 - Monte Verde - MG


Cervejaria Monte Verde

A cervejaria que leva o nome da cidade é uma das mais importantes da região. Traduz bem a cultura dos moradores e colonizadores, além de ser uma grande fomentadora do turismo da Serra da Mantiqueira.


Apesar de não ser tão antiga quanto a Fritz, a cervejaria Monte Verde é tradicional e produz bebidas de qualidade ímpar. Não se trata de uma cervejaria qualquer, visto que seu processo de produção tem origem na Europa e para ser fiel ao modelo europeu precisava de uma localização com o ambiente perfeito para criar um produto de excelente qualidade.


Foi então que os três amigos cervejeiros escolheram Monte Verde como o lugar ideal para a criação da fábrica. O lugar que esbanja tranquilidade, paisagens naturais e (de novo) a melhor água da Serra da Mantiqueira, foi escolhido como palco para a fabricação de uma das melhores cervejas do estado de Minas Gerais e por que não do país?


A região foi um dos fatores para o desenvolvimento de receitas únicas, que ajudaram os rótulos artesanais da Cervejaria Monte Verde a serem reconhecidos em todo o Brasil. Monte Verde possui características tipicamente européias, uma atmosfera toda especial que se assemelha aos alpes. Uma região única, com as condições ideais para a produção de uma cerveja, no mínimo, inesquecível.


A marca preza pela excelência e qualidade acima de qualquer coisa. Para isso, se vale de tecnologia de ponta, processos modernos e matérias-primas selecionadas pelos melhores mestres cervejeiros da região.


São verdadeiros “magos” da cerveja, capazes de produzir uma bebida excelente, que atende aos paladares mais exigentes. A cervejaria Monte Verde segue receitas tradicionais alemãs, belgas e inglesas, com uma produção pautada na Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot), que define o uso restrito de poucos ingredientes: água, malte, lúpulo e fermento.


Endereço: Avenida Monte Verde, 874 - Centrinho, Monte Verde - MG


Arsenal Cervejaria

O Arsenal Cervejaria é um empório tradicional de Monte Verde, que se tornou parada obrigatória para quem viaja à cidade ou mesmo para os moradores da região. É um lugar perfeito para aproveitar uma ótima cerveja acompanhada de uma saborosa refeição.


A casa conta com mais de 250 rótulos, entre nacionais e importados. Lá você vai encontrar desde rótulos artesanais pouco conhecidos do público, até aqueles mais tradicionais. Tudo acompanhado de um ambiente intimista e funcionários prestativos, preparados para sanar todas as dúvidas, principalmente de acompanhamentos, fabricação, história e curiosidades sobre os rótulos.


O ambiente é um capítulo à parte. Com uma decoração única, o lugar é bem aconchegante, com boa música e muito bem frequentado. É quase impossível não se apaixonar, voltar e recomendar a outras pessoas.


Entre os aperitivos estão queijos, carne de porco, cortes de carnes especiais, aves, entre outros petiscos de bar. Tudo muito bem preparado e deliciosamente pensado para agradar ao público.


Quem é fã de cerveja tem uma experiência completa, que vai muito além da degustação de rótulos premiados. Em uma visita a Monte Verde, não deixe de conhecer o Arsenal Cervejaria e sua proposta única. Você não vai se arrepender.


Endereço: Galeria Suíça - Av. Monte Verde, N°858 - loja 4 - Centro, Monte Verde - MG.


Conheça a pousada Cantos e Contos

Quem visita Monte Verde para conhecer as cervejarias precisa ficar em um lugar acolhedor e intimista. A pousada Cantos e Contos é o estabelecimento certo para sua estadia na Serra da Mantiqueira.


Cercada por um bosque de mata nativa, a pousada conta com acomodações confortáveis, que atendem aos mais diferentes gostos. Toda a estrutura foi pensada para surpreender os hóspedes, oferecendo o máximo de conforto e segurança.


Trata-se de um estabelecimento que reúne, ao mesmo tempo, uma atmosfera intimista, qualidade e sofisticação. Sem contar com o spa completo, em que você pode passar momentos relaxantes. Isso tudo, associado a boa localização. Portanto, entre uma cerveja e outra, um passeio e outro, você ainda encontra tempo para cuidar do seu bem-estar.


Quer conhecer Monte Verde e suas cervejarias? Não deixe de se hospedar em uma das melhores opções da região. A Pousada Cantos e Contos tem toda a infraestrutura para atender os hóspedes. Entre em contato conosco e faça uma reserva.


923 visualizações
bottom of page