Bosques de Araucárias: A natureza esplendorosa de Monte Verde
top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Bosques de Araucárias: A natureza esplendorosa de Monte Verde

Saiba mais sobre os Bosques de Araucária que tornam Monte Verde uma região de tirar o fôlego! Chegou a hora de planejar os seus dias de descanso.



Os Bosques de Araucárias são uma das marcas mais famosas da região de Monte Verde. A pequena vila, localizada no Sul de Minas é rodeada por mata nativa e árvores de grande porte, compondo um cenário de tirar o fôlego.

Conheça melhor a região de Monte Verde e seus Bosques de Araucária!


Monte Verde: Um paraíso natural no Sul de Minas Gerais

Monte Verde é distrito de Camanducaia. O lugarejo está localizado no sul de Minas Gerais, na divisa com o estado de São Paulo, próximo à famosa Campos do Jordão. Por causa de sua altitude, possui clima frio na maior parte do ano. O clima, combinado à sua arquitetura europeia, são responsáveis pelo seu apelido carinhoso, “Suíça Mineira”.


Não é a toa que a vila foi considerada um dos dez lugares mais acolhedores do mundo. A eleição foi divulgada pelo prêmio anual da Booking.com, o charmoso vilarejo na Serra da Mantiqueira ficou em nono lugar no Traveller Review Awards, o primeiro lugar neste quesito ficou com o vilarejo de Goreme, na região da Capadócia.


A natureza nativa e sua fauna típica são uma das suas principais atrações. A região é o lugar perfeito para quem anda precisando de dias de descanso, relaxamento, ar fresco e quem sabe algumas aventuras!

O que será que há de tão especial em Monte Verde?



Bosques de Araucárias

As araucárias são árvores de grande porte e formato curioso, e ganham destaque na composição da paisagem de Monte Verde. Essas árvores são encontradas principalmente na região sul, mas estão surpreendente presentes em pontos específicos do sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e em Minas Gerais.


O Sul de Minas, mais especificamente a região conhecida como Serra da Mantiqueira é privilegiado, sendo um refúgio natural para a espécie. Embora o território dos bosques de araucárias já tenha sido muito devastado, correspondendo hoje a apenas 2% do que foi há algumas centenas de anos, ainda há mata suficiente para desfrutarmos de um contato especial com a natureza, respirarmos ar fresco e tirarmos belas fotos.


As araucárias podem chegar a ter 70 metros de altura e 2 metros e meio de largura, sim será preciso mais de dois braços para abraçá-la. Incrível, não? São as mais altas e uma das mais largas do país.


Os bosques de araucárias são ainda habitat natural de várias espécies de animais, sua fauna típica é bastante curiosa, seus representantes incluem a gralha-azul, o grimpeirinho, o serelepe, as caranguejeiras, jararacas, cutias, o lobo-guará, as onças pintadas, o gato mourisco, dentre outros.


Visite a Pousada Cantos e Contos

A Pousada Cantos e Contos está localizada em meio a esta natureza esplendorosa, e oferece um contato especial com a mata nativa sem abrir mão da segurança e infraestrutura que sua família precisa para se sentir confortável.


Temos opções de acomodações para todos os gostos e um Spa completo! Conheça nosso espaço!

572 visualizações
bottom of page