top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Monte Verde: clima, temperatura e principais atrativos da Suíça Mineira

Aqui você vai encontrar tudo sobre a temperatura em Monte Verde. Saiba como se preparar para a sua próxima viagem, confira!



O distrito de Monte Verde é conhecido em todo país pelo seu charme e encanto, além do clima romântico e ideal para quem ama o frio. Uma das características que mais chama a atenção em Monte Verde é a temperatura. Com isso, é um dos destinos mais procurados no país durante o inverno.


Quer conhecer mais sobre esse lindo lugar, suas características, dicas para viajar com conforto e muito mais? Então continue a leitura!


Conheça Monte Verde, a Suíça Mineira

Se você é um amante do friozinho e gosta de lugares aconchegantes, você precisa conhecer Monte Verde. Conhecida em todo o Brasil pelas suas características europeias e com uma beleza natural de deixar todos de queixo caído, é cercada de picos, cachoeirinhas e montanhas, com flora e fauna próprias. Além disso, as cascatas na serra, os pinheiros e os ciprestes trazem ar puro a toda cidade, compondo sua paisagem com a tranquilidade de uma cidade pequena de interior.

Comum entre os casais apaixonados, turistas que querem conhecer as demais atrações de Minas Gerais e interessados em ecoturismo e aventura, está cada vez mais conhecida pela variedade e originalidade de suas atrações. Localizada na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, tem acesso pela Rodovia Fernão Dias à São Paulo, com cerca de 168 km de distância, sendo 30 deles em uma estrada íngreme, cercada de uma bela paisagem.

A 1554 metros de altitude, tem lindas pousadas e hotéis em meio a natureza, montanhas e vales para os turistas aproveitarem a estadia, principalmente na temporada de inverno. Contudo, durante o verão e demais estações continua com um clima ameno, ou seja, você pode visitar a cidade em qualquer época do ano.

Uma curiosidade interessante é que, se Monte Verde fosse uma cidade, seria o segundo município com a sede mais alta de todo Brasil, perdendo apenas para a cidade de Campos do Jordão em São Paulo, localizado a 1628 metros de altitude. Por isso, tem esse clima tão gostoso e peculiar!


Clima e temperatura em Monte Verde

O distrito de Monte Verde, conhecido pela sua beleza sem comparação, apelidado de Gramado de Minas Gerais, chega a temperaturas negativas no inverno, mais especificamente no mês de julho. Com a característica de frio seco, ao conhecer a cidade, o ideal é se equipar com roupas quentes, luvas e toucas, pois as temperaturas podem ir de -1°C até -14°C


Contudo, os verões são amenos e chuvosos, o que os tornam igualmente agradáveis para aproveitar as delícias e acomodações da cidade. O clima agradável das montanhas gira em torno de 28°C durante o dia, podendo chegar a 10°C a noite, ficando mais ameno, mas não com o frio intenso do inverno.


Dicas para ficar confortável no inverno e no verão em Monte Verde

Pela sua beleza e diversas atrações incríveis, sendo considerada a Suíça do Brasil, Monte Verde é procurada em todas as épocas do ano. Localizada na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, como vimos, as temperaturas oscilam entre o ameno e o frio extremo, ideal para quem gosta do inverno.


No verão, é possível aproveitar o clima agradável de Monte Verde com roupas leves e tecidos frescos, podendo até mesmo aproveitar banhos de sol e piscina ao longo do dia. Durante à noite, o clima costuma ser mais frio, logo, um casaco leve ou blusas de manga comprida são essenciais para aproveitar os jantares à luz de velas, fondues e muito mais, contemplando as belas hortênsias que são nativas da cidade.


No inverno, o melhor a se fazer é usar roupas quentes e reforçadas, sem esquecer das meias, luvas e toucas. Nada melhor para ficar estiloso e se aquecer ao redor de uma lareira, junto com um chocolate quente delicioso, não é mesmo?


Paisagem de Monte Verde: é de arrepiar!

Com o clima frio e aconchegante, sendo ameno por natureza, é natural que a paisagem e a vegetação do local sejam diferenciadas, não é mesmo? Monte Verde se destaca pelas árvores nativas da mata atlântica, como o ipê, carvalho, cipreste, etc, mas também possui outras, nativas de áreas subtropicais mescladas, como o cedro, araucária, etc. Com certeza se destaca em termos de beleza e diversidade de vegetação, não é mesmo?


Como chegar em Monte Verde?

Para quem vem de São Paulo, a viagem até Monte Verde durará ao menos 3 horas de estrada. Mesmo estando localizada em Minas Gerais, estado de fácil acesso a São Paulo e vice-versa, o destino fica mais próximo da capital de São Paulo do que a capital de Minas e, por isso, é preciso seguir um caminho diferenciado até chegar em Monte Verde.


A estrada é asfaltada e tranquila nos principais acessos das capitais para Monte Verde. Contudo, dentro do próprio local algumas ruas podem ser mais difíceis de trafegar, dificultando o acesso ao hotel. Por isso, sempre se certifique antes de começar a viagem por qual caminho seguir.


Uma dica para aproveitar melhor a estada é circular sem carro dentro da cidade ao conhecê-la. Há formas de locomoção próprias ou até mesmo carros de aplicativo que facilitarão a sua vida durante o tempo em que ficar em Monte Verde. Será uma ótima experiência, e você conhecerá todos os pontos mais importantes desse lindo lugar!


Qual é a melhor época para ir a Monte Verde?

Como podemos perceber, a alta temporada de Monte Verde é no inverno, e nessa estação é possível aproveitar melhor todos os encantos do distrito. Os meses de maior movimentação são julho e agosto, mas costuma-se anunciar a alta da temporada de maio a setembro, pois nesses meses as temperaturas começam a cair.


Porém, com a alta demanda e a grande fama que o local tem pela sua beleza e clima romântico, é sempre importante reservar com antecedência a hospedagem em hotéis.


Dessa forma, você aproveita o passeio com mais tranquilidade. A melhor parte é que, como Monte Verde fica na região sudeste, o inverno é menos chuvoso que em algumas regiões do Brasil, e por isso as chances de aproveitar dias de frio, mas com um belo sol no céu são altas.


E aí, o que você achou de Monte Verde? Já ficou com vontade de conhecer?

Com certeza não irá se arrepender de viajar e conhecer mais desse lindo destino em Minas, para quem ama os dias frios!


Antes de fazer as malas, faça a sua reserva.


A Pousada Cantos e Contos é um lugar de paz e tranquilidade em meio à natureza. Localizada em meio a um bosque de mata nativa em Monte Verde, combina um espaço natural e relaxante com uma estrutura completa, tudo para o seu conforto.


53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page