top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Monte Verde-MG: melhores pontos turísticos, roteiros e dicas!

Monte Verde, conhecida como a Suíça Mineira, é encantadora e cheia de locais para conhecer. Inclusive está, pela terceira vez, no ranking das 10 cidades mais acolhedoras do mundo, segundo o site Booking.com.


Se você está planejando visitá-la, é melhor se organizar para não deixar de fora do roteiro os melhores pontos turísticos.


Com tantos locais incríveis para conhecer, você deve estar se perguntando quais são os passeios imperdíveis.


Veja abaixo!


O que não pode deixar de fazer em Monte Verde?

Tudo depende de quanto tempo você pretende ficar na cidade. Mas de qualquer forma, um bom começo é a avenida principal, a Avenida Monte Verde.


Avenida Monte Verde


É nessa avenida que você vai encontrar as charmosas lojinhas, restaurantes deliciosos, cervejarias e fábricas de chocolate.


Apenas para citar alguns:


Fábrica de Chocolates Gressoney


Foi a primeira fábrica da região, aberta em 1978, e é uma das mais famosas chocolaterias de Monte Verde, com ótimos produtos e ótimo custo-benefício. Fica na Av. Monte Verde, 636 - Centro, Camanducaia – MG.


Geleias Edelweiss


A loja das geleias gourmet Edelweiss vale a visita. Lá você pode degustar mais de 24 sabores de geleias, além de sucos e molhos pesto. A loja fica na Galeria Suíça, na Av. Monte Verde, 856 – Centro, Camanducaia – MG.


Mont Verde - A Casa do Fondue


A casa oferece diversos tipos de fondues salgados e doces, como os tradicionais: queijo, carne e chocolate, além de variações das receitas clássicas e outras especialidades. Também é possível saborear pratos da cozinha mineira, picanha, truta, filés e sopas. O restaurante fica na Rua Rolinha, 71 - Monte Verde, Camanducaia – MG.


Paulo das Trutas - Truticultura e Restaurante


Além do restaurante, que fica numa travessa da Avenida Monte Verde, também é possível conhecer o Trutário e todo o processo de cultivo das trutas. O local, superagradável em meio a natureza, também conta com restaurante, uma pequena cachaçaria e uma lojinha de produtos próprios. O restaurante fica na Rua das Montanhas, 120 e o Trutário fica na Rua da Floresta, 810 - Monte Verde, Camanducaia – MG.


Fritz Cervejaria Artesanal


A cervejaria oferece um tour pela sua fábrica, com duração de aproximadamente 38 minutos, onde é possível conhecer a produção da autêntica cerveja artesanal alemã e, ao final, você ainda leva uma cerveja de lembrança. A cervejaria fica na Rua Rolinha, 10 - Monte Verde, Camanducaia – MG.


Pinheiro Velho

Mesmo que você não seja do tipo aventureiro, não pode deixar de fazer a Trilha do Pinheiro Velho.


A entrada principal da trilha fica na Av. Monte Verde, em frente à Fábrica de Chocolates Gressoney e tem somente 236 m até o Pinheiro Velho.


O pinheiro em questão, tem aproximadamente 500 anos e 1,70 m de diâmetro. Com certeza você vai querer tirar uma foto abraçando o pinheiro com seus amigos, familiares ou seu amor. Lembrando que são necessárias ao menos 3 pessoas para abraçá-lo.


Depois, se quiser continuar pela trilha, que é bem agradável em meio à mata nativa acompanhando o Córrego do Cadete, ela vai até o mirante do Aeroporto de Monte Verde – o mais alto do Brasil a 1560 m. De lá se tem a melhor vista da região, com as montanhas ao fundo. Mais uma foto obrigatória!


Trilhas

Agora, se você é do tipo aventureiro, não faltam trilhas a serem exploradas. A região é repleta de trilhas e nós vamos te indicar as 5 mais frequentadas que, inclusive, ficam todas dentro do Parque Ecológico Verner Grinberg que tem entrada gratuita:


Chapéu do Bispo


A trilha Chapéu do Bispo é a mais acessível a qualquer tipo de público. Com apenas 650 metros de extensão, é uma trilha fácil e tem 1 hora de caminhada, ida e volta.

É uma das formações rochosas mais visitadas de Monte Verde e de onde se tem uma vista de toda a vila.


Pedra Redonda


A trilha da Pedra Redonda também tem uma extensão curta - 900 metros, mas o seu grau de dificuldade já é um pouco maior que o da trilha Chapéu do Bispo. A duração do percurso, ida e volta, é de 1 hora e meia.


A Pedra Redonda também é um dos pontos mais visitados e de onde também se tem uma visão panorâmica de Monte Verde.


Platô


O Platô é uma grande laje de granito de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região com o Pico do Selado ao fundo. Ele fica próximo ao Chapéu do Bispo e é por onde se tem acesso à trilha para o Pico do Selado.


Seu grau de dificuldade é moderado e o percurso de ida e volta leva 1 hora e meia, com 1.200 metros de extensão.


Pedra Partida


Seguindo pela mesma trilha da Pedra Redonda, chega-se à Pedra Partida, que é o segundo ponto mais alto da região e de onde se tem uma vista incrível de 360 graus da região. Essa trilha tem grau de dificuldade médio e é um pouco mais longa, com 1.600 metros de extensão e duração de 3 horas, ida e volta. Apesar de ser mais demorada, vale muito a pena!


Pico do Selado


Essa é a trilha mais longa, são 2.400 metros de extensão. É ideal para os amantes de aventura e de caminhadas em meio a natureza, pois passa por um bosque. Considerada de nível difícil, tem duração de 3 horas, ida e volta. Após a caminhada pela crista da serra, com paisagens maravilhosas, chega-se ao ponto mais alto da região, com 2.082 metros de altitude.


Pista de patinação

Nem só de natureza vive Monte Verde... Se você não é muito fã de aventuras em meio à natureza e quer fazer um passeio diferente e mais urbano, Monte Verde também conta com uma pista de patinação no gelo.


A pista, com 200 m², é considerada uma das maiores pistas fixas do Brasil.


O valor para meia hora de patinação inclui patins e equipamentos de segurança (capacete, joelheira e cotoveleira).


Para quem nunca patinou, um instrutor ensina os movimentos básicos e fica dentro da pista para ajudar quem necessite.


A Pista de Patinação Monte Verde fica na Avenida Monte Verde, 1463 - Monte Verde, Camanducaia – MG.

Onde se hospedar em Monte Verde?

Depois de tanta agitação, nada melhor do que descansar num local tranquilo, acolhedor e confortável.


A Pousada Cantos e Contos fica em meio à mata nativa e conta com chalés e cabanas com ofurô, hidromassagem e lareira e apartamentos com lareira.


Tem opções de chalés e cabanas para 2 pessoas e chalés família e apartamentos que comportam até 6 pessoas.


Faça já a sua reserva e garanta uma viagem inesquecível!




81 visualizações

Comentarios


bottom of page