top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Principais pontos turísticos de Monte Verde: dicas para a sua viagem

Conheça os principais pontos turísticos de Monte Verde, dicas para aproveitar a sua viagem e paradas obrigatórias para conhecer a cidade.



Para quem ama viajar e gosta do clima europeu, o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, é um ótimo destino para conhecer. Conhecida como Suíça Brasileira, a cidade encanta pelas ruas decoradas com flores, lojas de produtos artesanais como queijos, cachaças, doces, chocolates e também pela natureza exuberante.


Os principais pontos turísticos de Monte Verde, suas atrações e entretenimento são ideais para quem busca descansar longe do tumulto das cidades grandes.


Quer conhecer mais sobre Monte Verde e os principais pontos turísticos da cidade para montar o seu roteiro de viagens? Então é só continuar a leitura com a gente!


Monte Verde: a Suíça Brasileira

Monte Verde é um distrito da cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, no extremo sudoeste do estado, na Serra da Mantiqueira. Fica a 484 km da capital, Belo Horizonte, com acesso pela Rodovia Fernão Dias, parte da BR-381. O distrito fica a 1.500 metros de altitude e é conhecido pela sua temperatura mais baixa e muita natureza para conhecer e desfrutar.


Os fundadores da cidade e primeiros moradores são Verner e Emília Grinberg, que vieram direto da Letônia para o Brasil, junto com outros imigrantes. O sobrenome do casal deu o nome da cidade, pois “grin” é verde e “berg” é monte, na língua letã.


O local conta com diversas pousadas, pontos turísticos e um clima gostoso para aproveitar com a família e amigos, sendo um clima subtropical de relevo montanhoso, com verões amenos e chuvosos, e invernos pouco secos, mas frios, característicos de regiões em alta altitude.


Quais são os principais pontos turísticos de Monte Verde?

A cidade de Monte Verde é conhecida pelas belíssimas paisagens, agradando a todos os estilos de turistas, desde os mais aventureiros aos mais românticos. Diversão, conforto e cultura não faltam nos roteiros de viagem, e é quase impossível que os viajantes não saiam encantados da pequena vila, considerada a Suíça Brasileira.


Avenida Monte Verde


Esse é o centro da cidade, onde estão as principais atrações de Monte Verde. Com diversas lojas, galerias, restaurantes e os mais variados tipos de comércio, é possível encontrar, também, lojas com produtos artesanais, como as cachaçarias, chocolaterias, lojas com queijos, cervejas, etc. E, claro, os tão famosos queijos mineiros são as principais guloseimas da avenida!


A avenida Monte Verde encanta a todos com as casas no estilo europeu e decoração com lindas flores coloridas. Ao passear por ela, irá entender porque a cidade de Monte Verde é chamada de Suíça Brasileira. A arquitetura ainda tem os resquícios dos imigrantes, que vieram direto da Letônia.


Uma das galerias mais conhecidas é a galeria Suíça, ideal para quem ama cervejas artesanais, pois ali estão as lojas Arsenal da Cerveja e Confraria Paulistânia, famosas na região pelas bebidas de qualidade.


Fábricas de Chocolate


A região de Monte Verde é conhecida pelas inúmeras fábricas de chocolate artesanal, ideais para quem gosta de curtir o clima da serra tomando um chocolate quente e aproveitando as delícias caseiras do local. A grande maioria delas fica na Avenida Monte Verde, e ali você encontra trufas, barras, bombons e outros diversos tipos de chocolate.


Uma das fábricas mais conhecidas é a Gressoney, a primeira fábrica de chocolate artesanal da cidade, inaugurada em 1978. Muito tradicional entre os moradores da cidade e indicada a todos os turistas que chegam até o local, é conhecida pelo doce Prímula, que lembra o gosto do pão de mel. É recheado com doce de leite e coberto com chocolate preto.


Há também a Chocolateria Monte Verde, outra opção para provar as delícias artesanais da região. Além disso, a loja serve diversos drinks gelados, chocolate quente, milkshake, banana split e até mesmo opções salgadas.


Bar de Gelo


Já imaginou conhecer um bar feito todo de gelo por dentro? Sim, em Monte Verde há o IceBar, um bar feito todo de gelo, onde a temperatura na parte interna pode chegar até os 20 graus negativos, ideal para quem ama o frio e quer conhecer lugares diferentes.


Ali, você encontra várias esculturas de gelo, bancadas de gelo, copos de gelo e bancos de gelo. O tempo de permanência no bar é de 40 minutos, e na entrada você recebe roupas de frio, como luvas, calças e casacos bem reforçados. Ao pagar o valor da entrada, você tem direito a um drink da sua preferência (vai estar bem gelado!) e também aproveitar o open bar com as cachaças mineiras.


Orquidário MV


Para quem ama plantas e flores, o passeio ao Orquidário MV é uma parada obrigatória. No local há mais de 1.500 espécies de orquídeas e 150 plantas carnívoras, suculentas, cactos, bromélias e outras plantas exóticas.


Além de admirar toda a beleza das flores e da natureza no local, é possível adquirir mudinhas de plantas para levar para casa. Há palestras sobre o cultivo de plantas, dependendo da época em que visitar o Orquidário MV.


Pico do Selado


O Pico do Selado é considerado uma das melhores trilhas de Monte Verde. É o ponto mais alto da região e sua dificuldade de travessia é alta, ideal para quem ama aventura e adrenalina. A trilha tem aproximadamente 4 km de extensão, em uma subida que leva em média 4 a 5 horas de percurso.


Para fazer a trilha não é preciso ser experiente, mas ela se torna mais difícil por conta das suas subidas. Para manter o conforto durante a caminhada, não se esqueça de levar água e um lanchinho leve para aproveitar as pausas. Não é obrigatório ter um guia no percurso, mas por questão de segurança, essa é uma recomendação da própria prefeitura da cidade de Monte Verde.


Com certeza você não irá se arrepender de viajar e conhecer mais desse lindo destino em Minas, para quem ama os dias frios e o clima europeu!


Onde ficar hospedado?

Agora é só fazer a sua reserva na melhor pousada da região e preparar as malas. A Pousada Cantos e Contos oferece chalés, cabanas e apartamentos luxuosos em Monte Verde. São 28 acomodações requintadas que atendem 2, 3, 4, 5 ou 6 pessoas em um refúgio idílico nas montanhas. Saiba mais!



68 visualizações

Comments


bottom of page