Temporada de Natal na Serra da Mantiqueira - O Natal em Monte Verde - MG
top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Temporada de Natal na Serra da Mantiqueira - O Natal em Monte Verde - MG

Monte Verde conta com uma das programações de Natal mais deliciosas do país. O pequeno distrito de Camanducaia vai receber cerca de 300 mil visitantes na temporada 2021.


Créditos: Foto do perfil @visite.monteverde


Monte Verde, distrito de Camanducaia - MG é um dos mais charmosos e desejados no Natal. Em 2020, a cidade recebeu mais de 270 mil pessoas em 45 dias de eventos. Para este ano são esperados mais de 300 mil turistas.


A temporada deste ano já está aberta, com uma série de atrações que prometem uma experiência única aos seus visitantes. Até o dia 9 de janeiro tem programação que vai encantar e divertir a todos.


Com o tema “A Origem de Tudo”, a temporada de Natal 2021 vai contar a história de Monte Verde, como os diferentes povos escolheram a pequena vila na Serra da Mantiqueira para viver.


Quando: entre 13 de dezembro e 09 de janeiro de 2022

Onde: em todo distrito de Monte Verde


O público pode conferir uma série de apresentações musicais, espetáculos e personagens incríveis, além de uma decoração toda especial, com muita iluminação e destaque para a cor verde. Isso mesmo, a cor característica do distrito também será predominante nessas festas, uma vez que representa a esperança e a união entre os povos.


Atrações

Entre as atrações podemos destacar:


Despertar das Luzes

Uma das principais atrações é o Despertar das Luzes, em todos os sábados no fim da tarde, o Maquinista Verner e seus ajudantes cortam a Avenida Monte Verde à procura da chave mágica, que ao ser acionada, ilumina Monte Verde.


O Despertar das Luzes acontece todos as semanas de 13 de novembro a 1 de janeiro de 2022.


Espetáculo “A Origem”

O espetáculo conta a história da região e dos habitantes que construíram o lugar. A origem de Monte Verde será contada de forma lúdica, encantadora e divertida, tendo como palco a Árvore da Vida, localizada na Praça do Carvalho.

É a chance de conhecer os povos que começaram a vila, encenados por personagens representados por cores que vão despertar o fascínio dos espectadores.


O espetáculo pode ser conferido entre os dias 19 de novembro e 31 de dezembro.


Floresta Encantada

Fica na Praça do Carvalho e é um espaço todo decorado, com iluminação especial. Lá, os visitantes podem acompanhar apresentações teatrais, culturais e musicais no palco montado.


Também é possível aprender um pouco mais com as Oficinas de Bauer, uma manifestação artística típica dos campos alemães, que conquistou Monte Verde e se tornou patrimônio cultural de Camanducaia.


Os eventos acontecem sempre aos sábados, durante o dia.


Árvore Encontros

Montada em uma das rotatórias centrais do distrito está a Árvore Encontros. A cenografia conta com pequenas janelas que mostram cenas de natais de vários lugares do mundo, homenageando os povos que ajudaram na construção de Monte Verde.


Vila de Natal

Uma pequena vila entre as serras e um espaço cheio da magia do Natal. É lá onde o Papai Noel escolheu para passar seus dias e onde personagens mágicos contam histórias incríveis sobre a melhor época do ano.


Este ano, a Vila do Natal ficará em um lugar novo, com acesso facilitado aos visitantes. O novo endereço é a Av. Monte Verde, ao lado da Casa do Noel.


Cabana do Papai Noel

É um lugarzinho especial, onde o bom velhinho e seus ajudantes criam os presentes de natal a partir de cartinhas das boas crianças de todo o mundo.


Bosque dos Imigrantes

É um bosque de pinheiros que faz parte da linda decoração natalina de Monte Verde. Fica em uma das principais vias de acesso ao distrito e conta com dezenas de árvores decoradas e iluminadas com a temática das etnias que ajudaram na construção do vilarejo.


Medidas de segurança durante a pandemia

A expectativa é de um público recorde, porém sem aglomerações e com respeito às medidas de distanciamento, como ocorreu em 2020. Desde o início da pandemia, Monte Verde tem adotado protocolos para continuar com suas atividades.

É obrigatória a distância mínima de 1,5 metros entre os frequentadores dos espaços, uso de máscara, higienização das mãos com álcool, principalmente nos estabelecimentos comerciais.


Onde se hospedar

Monte Verde está preparada para receber os visitantes neste Natal. Um dos melhores estabelecimentos da cidade é a Pousada Cantos e Contos. Localizada em um ponto privilegiado do distrito, a pousada fica dentro de um bosque de mata nativa, o que proporciona uma experiência ainda mais especial.


É um espaço natural muito bonito, com chalés e cabanas bem equipadas. É o lugar ideal para quem quer, entre um evento e outro, relaxar e descansar. Mas, se preferir, há uma área de lazer completa.


Programação Completa

Veja a programação do Natal nas Montanhas em Monte Verde:


  • Espetáculo A Origem: todas as sextas-feiras, do dia 19/11 a 31/12, às 19h, na Praça do Carvalho.

  • Despertar das Luzes: todos os sábados até o dia 01/01/22, às 19h, na Avenida Monte Verde.

  • Casa do Noel: as visitas podem ser feitas nas sextas, sábados, domingos e feriados das 13h às 21h. Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, os horários serão diferentes – dia 24/12, das 10h às 18h; dia 25/12 das 10h às 21h; e dia 26/12, das 13h às 16h.

  • Apresentações teatrais e histórias contadas: dias 08 e 15/12, às 11h, na Praça da Bíblia.

  • Banda Musical da 17ª Região da Polícia Militar de MG: dia 30/12, às 11h, na Avenida Monte Verde.

  • Oficinas de Bauer: aos sábados de (20/11 a 18/12); terças-feiras (até 28/12), das 15h às 18h.

  • Natal nas Alturas: dia 21/12, ao fim da tarde.


Quer presenciar tudo isso? Não deixe de fazer sua reserva na Pousada Cantos e Contos e desfrutar de um dos natais mais mágicos e surpreendentes do país.

236 visualizações
bottom of page