Trilhas exuberantes na natureza para uma viagem de aventura em Monte Verde
top of page
  • Foto do escritorPousada Cantos e Contos

Trilhas exuberantes na natureza para uma viagem de aventura em Monte Verde

Conheça as trilhas exuberantes de Monte Verde. Veja ainda, a melhor opção de hospedagem para curtir com sua família e amigos.



Monte Verde é um local que abriga inúmeras trilhas exuberantes. Elas chamam a atenção de qualquer pessoa pela sua beleza inigualável. Sem falar que são aventuras muito diferentes umas das outras.


Portanto, se passar pela cidade, não deixe de desfrutar dessas maravilhas da natureza. Você verá como cada passo da caminhada vale a pena. Uma dica, é selecionar quais delas quer conhecer, acredite, são muitas as opções.


O objetivo deste post é te ajudar nessa escolha. Aqui, você vai ficar por dentro de algumas trilhas exuberantes de Monte Verde.


Trilha da Pedra Redonda

Uma das aventuras mais frequentadas. Isso se dá por ser um percurso curto e de fácil acesso. Assim, ele é perfeito para toda a família, incluindo crianças. A única dificuldade se dá no trecho final. Esse conta com uma subida bem acentuada.


Percorridos 600 m, você já pode aproveitar a vista do mirante. A Pedra Redonda permite que você fique na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.


Ainda, é o local ideal para quem gosta de curtir o pôr do sol. Confira algumas informações extras sobre esse passeio.


● extensão: 900 metros;

● grau de dificuldade: moderado;

● tempo de duração (ida e volta): 1h 30.


Pico do Selado

Esta é uma trilha mais complicada, de modo que exige muita disposição. Pelo seu grau de dificuldade, ela não é recomendada para crianças pequenas. Afinal, são quase 5 km de ida e volta.


No entanto, é um passeio extraordinário para quem busca altas aventuras. O percurso é bem sinalizado. Assim, você não necessariamente precisa contratar um guia.


Você vai seguir pela mata durante a maior parte do trajeto. Cerca de 1 km depois é que começa o trecho em subida constante.


No topo, o Livro do Cume estará guardado dentro de uma caixa metálica. Para assiná-lo, você precisará pular uma fenda de 70 cm de largura e 5 metros de altura. Essa parte requer muito cuidado com a segurança. De resto, a emoção fica à flor da pele.


● extensão: 2.400 metros;

● grau de dificuldade: difícil;

● tempo de duração (ida e volta): 3 horas.


Pedra Partida

Ela é uma continuação do caminho para a trilha de Pedra Redonda. Essa é uma caminhada muito mais longa, com um grau de dificuldade maior. No entanto, muitas pessoas curtem fazer os dois passeios em um só dia.


A vista da Pedra Partida é simplesmente sensacional. Isso sem falar que o percurso é cheio de plantas como bromélias, você vai se encantar. Portanto, é a opção ideal para quem quer se divertir com os amigos.


● extensão: 1.600 metros;

● grau de dificuldade: médio;

● tempo de duração (ida e volta): 3 horas.


Chapéu do Bispo

Uma das trilhas exuberantes, mais curtas e mais fáceis de Monte Verde. O Chapéu de Bispo é uma formação rochosa muito popular na região. A maior parte do percurso é plano. No entanto, existe uma subida que vai até metade do caminho.


Sem falar da vista que é incrível. É um passeio ideal para curtir com a família. Crianças também vão adorar a diversão.


● extensão: 650 metros;

● grau de dificuldade: fácil;

● tempo de duração (ida e volta): 1 hora.

Trilha do Platô

Aqui, você vai conferir uma enorme laje de granito. Através dela, é possível obter uma visão panorâmica dos arredores. É um dos locais mais visitados pelos turistas e uma aventura para qualquer pessoa. No entanto, ela exige uma certa disposição.


Afinal, são 1.200 metros de subida constante. Porém, não se preocupe, o trajeto possui inúmeros pontos de descanso. Ainda, depois da metade do caminho, você se depara com uma bica e um pequeno córrego. Assim, dá para se refrescar bastante antes de continuar.


● extensão: 1.200 metros;

● grau de dificuldade: moderado;

● tempo de duração (ida e volta): 1h30.


Trilha do Pinheiro Velho

Este é um passeio que fica bem no centro de Monte Verde. A caminhada é fácil e tranquila. Isso porque quase todo o trajeto é plano. Assim, é ideal para ir com a família. Você consegue apreciar toda a mata do local com calma.


Além disso, o percurso conta com passarelas, pontes, degraus e corrimões. Todos distribuídos nos pontos mais difíceis dele. Inclusive, a sinalização é muito bem colocada. A maior parte do caminho vai acompanhar a margem do Córrego do Cadete.


É neste trecho que está a fonte do Pinheiro Velho. Essa última, é uma nascente de água potável. Cerca de 100 metros após este encontro, fica a principal atração da trilha.


O Pinheiro Velho é uma árvore que se destaca entre as demais facilmente por sua idade, ele tem mais de 500 anos de idade. Sem falar que tem 1,64 metros de diâmetro.


Existem várias entradas para chegar nessa trilha. Inclusive, se você é praticante de Mountain bike, fique esperto. É uma ótima oportunidade para levar sua bicicleta e aumentar ainda mais a diversão.


● extensão: 1.850 metros;

● grau de dificuldade: fácil;

● tempo de duração (ida e volta): 1 hora.


Trilha do Jorge (São Francisco Xavier)

Uma das trilhas exuberantes para quem tem um bom condicionamento físico. É uma travessia bem clássica em Monte Verde. Ela parte da Missão Horizontes, levando até o topo da serra.


Em seguida, alcança um declive até a vila mais próxima. Então, aqui, você cruza riachos e bosques. É sem dúvida uma das aventuras mais radicais dessa lista.


● extensão: 7.600 metros;

● grau de dificuldade: avançado;

● tempo de duração (ida e volta): 4 horas.


Onde ficar?

Monte Verde tem muitas opções de trilhas na natureza como você já percebeu. Para curtir ao máximo, é necessário escolher um bom local para hospedagem. A Pousada Cantos e Contos é o local ideal para você ficar com sua família e amigos.


Nela, é possível ter acesso a chalés, cabanas com ofurô e muito conforto. Tem alternativas para todos os gostos. Além disso, a Pousada fica em uma excelente localização, em meio a um bosque com mata nativa. Imperdível para quem curte o contato com a natureza.


Por fim, essas são as trilhas exuberantes de Monte Verde. Cada uma delas vai te proporcionar aventuras incríveis. Não perca a oportunidade de se divertir com sua família e amigos!

76 visualizações
bottom of page